O Procon deve divulgar, nos próximos dias, levantamento com as reclamações dos consumidores. Ao Só Notícias, o diretor do órgão, Ozéas Lima Veras, adiantou que o desrespeito por parte das empresas com relação a garantia dos produtos é um dos principais problemas enfrentados. “A lei estadual é clara: quando não há assistência técnica na cidade, a responsabilidade de encaminhar o produto para a assistência é da empresa, mas isso não está acontecendo”, adiantou.
O diretor afirmou que o Procon trabalha constantemente na fiscalização desses casos e outras situações como as filas de banco. A legislação determina que o tempo de espera seja de, no máximo 15 minutos. “A atuação é constante. Vamos visitar as agências bancárias para orientações sobre os direitos dos consumidores.Na semana passada, uma determinação condenou uma instituição bancária a pagar R$ 10 mil por cada reclamação”., destacou Ozeás.
A diretoria do Procon orienta também a população a procurar os direitos e cobrar melhorias nos serviços prestados, entre eles, os das operadoras de telefonia. “Ouvimos muitas reclamações informais, que acabam não chegando até nós”, disse o diretor.