A prefeitura de Sinop vai selecionar a empresa que analisará o solo de uma área de 58 hectares e apontar a viabilidade ou não do local para implantação do novo aterro sanitário. O secretário de Meio Ambiente, Rogério Rodrigues, disse, ao Só Notícias, que a proposta com o menor valor é avaliada e a intenção é que seja inferior a R$ 8 mil, sendo nesse caso, dispensável a realização de licitação. O terreno fica às margens da MT-423, que liga Sinop a Cláudia.
Rogério acredita que em um prazo de 60 dias, a análise seja iniciada e com o estudo em mãos, também seja iniciado o projeto do aterro, no qual será definido a capacidade, o tempo de uso, dimensões, entre outros. A construção do local, é um dos principais itens previstos no Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, que está sendo elaborado por uma comissão da pasta.
O lixo produzido em Sinop é atualmente levado para um lixão, criado em 2000, projetado para atender a demanda, por pelo menos dez anos. A estimativa da secretaria é que na cidade, sejam produzidos de 100 a 120 toneladas de lixo por dia.