De acordo com os relatórios Situação Mundial da Infância e Situação da Infância Brasileira 2006, que foram divulgados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), vários municípios da região Norte de Mato Grosso conseguiram melhorar o IDI Índice de Desenvolvimento Infantil. Lucas do Rio Verde, por exemplo, está entre os 4 com índices mais altos em Mato Grosso.
Porém municípios como Sorriso, Feliz Natal, Santa Carmem e Sinop também conseguiram ampliar o índice,que abrange os primeiros seis anos de vida da criança e leva em conta a escolaridade dos pais, o acesso das mães ao pré-natal, as taxas de imunização e de acesso à pré-escola para crianças de 4 a 6 anos. Sinop passou de 0,662 para 0,704.
Sorriso ampliou o índice de 0,631 para 0,742. O número de crianças matriculadas na pré-escola em Sorriso, subiu de 30,33 para 63,58%. Em Santa Carmem, o índice subiu de 0,522 para 0,715. Em Feliz Natal, de 0,580 a 0,738.O número de crianças matriculadas subiu de 65,02 para 100,00%.
O documento divulgado pela agência ligada à ONU pode servir como um instrumento auxiliar no monitoramento e formulação de políticas públicas para a primeira infância, período em que se desenvolve grande parte das capacidades de aprendizagem e de interação do ser humano com o meio que o cerca.
Ainda de acordo com o estudo do órgão mundial, o país avançou bastante nos cuidados com a infância e agora Alagoas é o único estado que permanece com baixo IDI – Acre, Amazonas, Bahia, Maranhão, Pará e Piauí deixaram essa condição e passaram a ter índice considerado médio.