Fiscais do Ministério do Trabalho realizarão uma operação em 19 municípios mato-grossenses, entre eles Sinop e Sorriso, em busca de identificar e combater a exploração ilegal do trabalho infantil. Ruas e comércios serão alvos destes profissionais. Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Tangará da Serra, Cáceres, Primavera do Leste, Peixoto de Azevedo, Colniza, Querência, Juruena, Reserva do Cabaçal, Arenápolis, Colíder, Brasnorte, Apiacás e Diamantino e Nova Canaã do Norte também farão parte da operação.
Conforme Só Notícias já informou, Sinop tem o quarto maior número de crianças nestas condições no Estado, ficando atrás somente de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis. Na quinta posição está Tangará da Serra. Sorriso é o sexto.
De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), os municípios com os maiores percentuais de crianças ocupadas estão Colniza (35%), Colíder (25%) e Peixoto (22%), acima da média estadual, que é de 15,3%. Em todo o Estado são 68.876 crianças nesta situação.
Segundo a legislação brasileira uma das piores formas de trabalho infantil é o trabalho em ruas, no comércio ambulante, em feiras livre e como guardadores de carros.