sábado, 27/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop é inserida em programa nacional para readequação de calçadas

PUBLICIDADE

Sinop foi uma das cidades brasileiras inseridas no Programa MorbUrb, do Governo Federal, com o objetivo de discutir ações específicas de ampliação e requalificação das calçadas dos municípios, dentro da Política de Mobilidade Urbana. O workshop para discussão das ações foi realizado em Brasília. O município foi representado pelo secretário de governo Jaime Dalastra.

O workshop reuniu agentes públicos e privados na troca de informações sobre experiências no setor. Durante o evento, foi apresentado o Projeto Calçada Segura, iniciado há oito anos em São José dos Campos, onde a prefeitura desenvolveu um trabalho de conscientização dos moradores, apresentando a maneira correta de construir e reformar as calçadas.

A ideia é mostrar que uma calçada nivelada, sem buracos nem falhas e sem degrau ou obstáculo garante segurança e conforto para todos os pedestres, principalmente idosos, grávidas, crianças e pessoas com deficiência. Para implantação em São José dos Campos, a prefeitura ofereceu gratuitamente orientações técnicas, a pedreiros e construtoras.

Além de Sinop, o Programa MorbUrb calçadas selecionou outros municípios pilotos onde serão replicados a experiência paulista: Chapada dos Guimarães (MT), Camocim (CE), Gravatá (PE), Gurupi (TO), Trindade (GO), Criciúma (SC), Passo Fundo (RS), Nova Friburgo (RJ), Viana (ES) e Saquarema (RJ). A política de mobilidade em calçadas está prevista no Programa Avançar Cidades, que conta com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

O desafio do Ministério das Cidades, junto com os municípios selecionados, é garantir que experiências como da prefeitura de São José dos Campos se multipliquem pelo Brasil.

O deputado estadual Dilmar Dal Bosco (DEM) foi quem trabalhou, junto ao município, para que Sinop fosse inserido no programa.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem morre após cair de moto em Sorriso

Willians Roberto Prates da Silva morreu esta manhã em...

Prefeitura contrata show da cantora Paula Fernandes para reveillón no Nortão

A prefeitura de Santa Carmem (35 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE