A concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica em Mato Grosso confirmou, ao Só Notícias, que de janeiro até o início deste mês foram registrados 644 casos de colisão em postes. 72 delas ocorreram na regional de Sinop. Na região metropolitana de Cuiabá e Várzea Grande foram 78. Na sequência, aparece Barra do Garças com 71 colisões. Em Cáceres, houve 49.
Os motoristas envolvidos nos acidentes são responsabilizados a pagar pelos danos. Os valores variam de R$ 1,2 mil até R$ 10 mil dependendo da estrutura, que pode ou não ter um transformador, por exemplo.
Os acidentes são causados por embriaguez ao volante, imperícia dos condutores em locais de manobras e excesso de velocidade.
No dia 9 deste mês, a rampa hidráulica da Scania azul ‘enroscou’ em cabos da rede telefônica, na rua João Pedro Moreira de Carvalho, esquina com Fernando de Noronha, no Setor Industrial, e acabou derrubando um poste de energia às margens da via que se quebrou ao meio.
Em setembro, uma GM D-20 vinho derrubou um poste da rede elétrica, localizado na rua Jaraguá do Sul, no bairro Jaraguá do Sul. Moradores informaram a Polícia Militar que o veículo seguia sentido centro quando o motorista, que estava sozinho, perdeu o controle da direção.
No mesmo mês, uma GM Montana branca ficou parcialmente danificada após bater em um poste na avenida Bruno Martini, sentido ao aeroporto municipal presidente João Figueiredo. No veículo, estava apenas o condutor que não ficou ferido.