O Procon de Sinop prevê realizar, este ano, três campanhas em parceria com a coordenadoria estadual, além de realizar ações diretas e contínuas no comércio. De acordo com o novo diretor, Ozéas Lima Veras, algumas já estão sendo feitas com temas específicos como o setor de educação. “Realizamos visitas diretas para orientar, principalmente, em relação ao contrato de matrícula. Ele tem que ser claro para o consumidor. Por exemplo, é necessário observar o valor e não inserir outros serviços que não dizem respeito a mensalidade”, explicou, ao Só Notícias.
Segundo o diretor, outro setor que o órgão visa melhorar é a garantia oferecida aos clientes. “Estamos tentando realizar o maior número de negociações, afinal o cliente precisa de garantia do que compra. Em alguns casos percebemos que os vendedores acabam oferecendo algo que não está relacionado ao produto e o cliente depois de adquirir se decepciona”.
Com as orientações aos consumidores e lojistas, a expectativa, segundo o diretor, é de melhorar a relação entre os consumidores e lojistas. “Uma venda mal feita, gera demanda. Com o trabalho, a expectativa é de que reduza proporcionalmente essa demanda”, finalizou.
A previsão para o início das campanhas deve ser anunciada nos próximos meses. Conforme Só Notícias já informou, no ano passado, o órgão registrou de julho a novembro mais de oito mil reclamações. As principais foram assuntos financeiros (cartões de crédito, financiamento), produtos adquiridos com defeito e serviços essenciais (telefonia, luz, água).
Cerca de 75% dos registros foram solucionados.