A prefeitura formalizou termo de fomento juntamente com a Associação dos Deficientes Visuais e Amigos de Sinop (ADEVAS), tendo como finalidade o repasse de R$ 30 mil ao projeto “Visão Social”, que abrange o pagamento de serviços essenciais ao funcionamento da instituição.
Os recursos do orçamento da secretaria municipal de Assistência Social e de emendas impositivas da câmara municipal, serão aplicados no custeio de consultas oftalmológicas, contas telefônicas, manutenção de veículos do órgão e despesas administrativas (como o escritório de contabilidade e tarifas bancárias). Também estão previstas a aquisição de materiais de escritório e combustível, necessários para o andamento das atividades desenvolvidas.
A ADEVAS conta atualmente com 119 associados, dentre pessoas com deficiência visual, monocular, baixa visão e cegueira. Além do acompanhamento específico às pessoas com deficiência visual, também estão incluídas ações com a comunidade em geral, envolvendo familiares dos associados e crianças em situação de vulnerabilidade social, tanto na sede quanto domiciliarmente.
Os trabalhos envolvem o acompanhamento psicológico e a avaliação socioassistencial, possibilitando a identificação das necessidades específicas de cada pessoa que busca acolhimento e orientação. A unidade ainda dispõe de projetos e cursos de informática básica, reforço escolar, violão e ciclismo, acessíveis ao público-alvo da organização e demais grupos atendidos.
Já as ações de cunho específico incluem aulas de braile, orientações sobre mobilidade e práticas junto ao educador físico, cuja finalidade é promover mais autonomia, inclusão e qualidade de vida.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.