A prefeitura definiu que auxiliará a Associação Filhas de São Camilo (AFSC), que abriga o lar de idosos Madre Josefina Vanini, repassando R$ 556 mil para ampliar e melhorar serviços de acolhimento e tratamento de idosos com diversos graus de dependência, prestando acompanhamento regular.
Será feita uma otimização na equipe de profissionais disponíveis, garantindo o desenvolvimento de atividades pedagógicas direcionadas em atendimento aos 57 idosos sob responsabilidade da associação. Todo a programação estará prevista em plano de trabalho da unidade.
A gestão avalia que, atualmente, as Instituições de Longa Permanência para Idosos surgem como “opção para os mais velhos cujas famílias não podem contar com o auxílio de um cuidador e para os que são vítimas de abandono ou com sequelas de doenças crônicas, oferecendo saúde e qualidade de vida”.
A instituição, no Jardim das Primaveras, iniciou suas atividades em janeiro de 2019 e dispõe de estrutura para atendimento 24h, com enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde e apoio da unidade básica de saúde de referência, que atende quinzenalmente.
Também estão à disposição da lar de idosos nutricionista, fisioterapeuta, estudantes de fisioterapia e psicologia de universidades local, além de toda a equipe de apoio e administração.