O poder executivo em Sinop formalizou termo de fomento, esta semana, voltado à transferência de R$ 230 mil para o Centro de Apoio e Reabilitação de Toxicômanos e Alcoolistas de Sinop (CARTAS), que terão como finalidade reformas e adequações na estrutura física das instalações, tais como a restauração em alas de uso geral, troca de sistemas na rede elétrica e instalação de eletrodomésticos, para o atendimento a mais internos (sendo a capacidade atual de 50).
Os recursos, viabilizados pela secretaria municipal de Assistência Social, devem cobrir os gastos com os materiais e parte da mão de obra. O cronograma de conclusão foi estipulado para até o dia 31 de março do ano que vem. O acesso à organização é realizado de forma institucionalizada, mediante solicitações de órgãos como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Unidades Básicas de Saúde (UBS). Os pedidos também podem partir de igrejas locais e comunidade em geral.
Os atendimentos consistem no acolhimento voluntário, pelo período de 9 meses, onde passam por desintoxicação, conscientização e ressocialização, aconselhamentos individuais e reuniões temáticas sobre as doenças. Os pacientes também contam com a presença de enfermeira para exames laboratoriais regulares, monitoramento do sistema fisiológico, cuidados pessoais quanto à higiene, atendimento psicológico e médico-psiquiátrico, conforme o edital.
O CARTAS ainda disponibiliza atividades voltadas à carpintaria, serralheria, cultivo de hortaliças, práticas de cozinha, fabricação de vassouras com garrafas pet e aprendizado com leitura e escrita, visando estimular a mente para tarefas variadas.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


