Está definida a celebração religiosa, no sábado (13), dia do padroeiro, Santo Antonio, feriado municipal na maior cidade do Nortão. A missa do padroeiro será na Praça da Bíblia, a partir das 18hs, com a bênção e distribuição de pães. A celebração será feita pelo bispo Dom Gentil Delazari e concelebrada pelos jesuítas – pároco João Schneider e os padres Guido Kuhn e Heriberto Hammes -da Santo Antonio- e demais sacerdotes da cidade Logo após a missa, haverá show com músicas sacras, organizado por grupo de jovens
A paróquia matriz Santo Antonio preparou uma programação especial que começa nesta quarta-feira (10), com missa às 19:30hs, com a bênção das famílias. Na quinta, às 19:30h, tem missa com bênçãi de envio para evangelizar com tema 'Santo Antonio e a missão evangelizadora que nasce na Palavra de Deus. Na sexta, tem celebração com bênção dos namorados, com o tema 'Santo Antonio, a Compaixão e caridade que brota do coração de Jesus'.
Na sexta, todos estão convidados a doarem alimentos, não perecíveis, que serão partilhados com os mais necessitados, seguindo exemplo de Santo Antonio, santo caridoso.
História
A missa de fundação de Sinop aconteceu no dia 14 de setembro de 1974, rezada pelo bispo Dom Henqirue Froelich. Na ocasião, o principal colonizador, Enio Pipino, devoto de Santo Antonio trouxe a imagem do santo para que Sinop fosse protegida, assim como ele se sentia, lembra o historiador, professor Luiz Erardi. A imagem foi então colocada na capelinha (onde hoje é a Igreja Santo Antonio, que desde a fundação da cidade é comandada pelos Jesuítas). Em 1983, o então prefeito, Geraldino Dal Maso, instituiu através de lei, os feriados municipais, dentre eles o de 13 de junho, quando se comemora o dia de Santo Antonio de Pádua.
(Atualizada às 21:26hs)