A União das Entidades de Sinop (Unesin) e prefeitura divulgaram, esta manhã, o cronograma da segunda edição do workshop de arborização urbana, dias 24 e 25, na Embrapa Agrossilvipastoril. Ao todo, são 120 vagas, 40 delas destinadas a prestadores de serviço no treinamento de poda. No primeiro dia, tem a palestra sobre o “panorama de arborização urbana no Brasil”, com Demóstenes Ferreira da Silva Filho, professor associado da USP. Em seguida, Juliano de Paulo dos Santos, professor da UFMT, Aline Maggioni, da prefeitura, e o engenheiro florestal, André Luiz Zanini, abordarão o tema “arborização urbana de Sinop, como estamos hoje e o que pensamos para o futuro”.
À tarde tem mesa redonda com o tema “infraestrutura verde e bem-estar dos cidadãos – saúde, entretenimento e convívio social” e, na sequência, Roberto Knoll, da secretaria de Meio Ambiente, falará sobre “espécies, plantio, localização, passeio público e conflitos da arborização urbana em Sinop”.
Dia 25, durante a manhã, haverá três minicursos abordando treinamento de podas de árvores em ambientes urbanos, alinhamentos normativos para arborização do município e o projeto arborescer para formação de educadores ambientes. Às 13h30, Richieri Antonio Sartori, professor da PUC-RIO, Rubens Marques Rondon Neto, professor da Unemat – Alta Floresta, explicarão os “critérios de escolha de espécies para a arborização viária e de áreas verdes”. Karolyna Corrêa, docente da prefeitura e educadora ambiental, e Juliano de Paulo, falarão da “educação ambiental como ferramenta para mobilização na promoção da arborização urbana”.
O evento será encerrado com premiações do comércio amigo da árvore, estabelecimento de ensino e uma homenagem ao professor pastor Amador Mojena.