O Corpo de Bombeiros vistoriou 14 casas noturnas e de shows em Sinop. Apenas duas cumprem a legislação de segurança contra incêndio. Doze foram notificadas. Os principais problemas encontrados nos estabelecimentos foram extintores vencidos ou a falta deles, ausência de barra anti-pânico e a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), emitida por um engenheiro. As ações da corporação foram intensificadas desde o último dia 30 e os nomes das empresas não foram fornecidos pela corporação.
De acordo com o tenente Leandro Alves, as empresas receberam um termo de ajuste de conduta que deve ser cumprido dentro do prazo determinado pela corporação. “Algumas casas, por exemplo, não possuem a ART e as vezes por falta da assinatura de um engenheiro não é possível renovar o alvará”, disse, ao Só Notícias. “Para funcionar os estabelecimentos têm que ter o mínimo de segurança, que são os extintores, saídas de emergências, sinalizadores de iluminação e hidrantes”, completou.
Durante as quatro noites ficarão de plantão, em frente ao Parque do Gigante, três equipes com bombeiros, viatura de combate a incêndio e duas ambulâncias. Outra equipe ficará na base para atender as ocorrências da cidade, caso seja necessário haverá deslocamento de ambas.
As vistorias continuarão após o período de carnaval. Serão fiscalizados, supermercados, escolas, igrejas e outros.
Conforme Só Notícias já informou, para funcionar os estabelecimentos precisam de dois documentos, o alvará da prefeitura e o alvará de Prevenção e Proteção contra Incêndio (PPCI). As empresas que não estiverem de acordo com a legislação podem ser multadas ou até interditadas.
(Atualizada às 16:02h)