Em relação ao atraso na entrega de correspondências, problema exposto ontem por Só Notícias, a assessoria de comunicação dos Correios informou que "em janeiro, ocorreram atrasos pontuais em função das chuvas, mas a carga está em dia. Para evitar transtornos à população, os carteiros trabalharam em regime de hora-extra e, nos dois últimos sábados, foram realizados mutirões de entrega".
Conforme foi levantado, os atrasos na entrega de correspondências e principalmente as faturas entregues após o vencimento tem gerado inúmeras reclamações em relação ao serviço prestado pelo Correios. Na área central, o problema é o mesmo com empresas também sendo prejudicadas. Uma delas, que fica a menos de 300 metros da agência na avenida das Embaúbas, informou que recebeu na segunda-feira (27), uma fatura relativa a prestação de serviços que vencia no dia 10. A empresa credora estabeleceu apenas 5 dias de tolerância para receber via banco ou lotérica. Como a entrega ocorreu 17 dias após vencimento, foi preciso ligar na central de atendimento, solicitar segunda via e tentar renegociar para não serem cobradas multa e juros.
Em bairros mais distantes, a situação é ainda pior. De acordo com um morador, a situação tem gerado transtornos. "Tenho uma fatura de consórcio que vence no dia 15 e de dois meses para cá tenho recebido com quase 20 dias de atraso, bem após o vencimento. Já liguei para o pessoal que emite a fatura e eles garantiram que enviam via correios com quase um mês de antecedência. O carteiro chega a entregar correspondência para o meu vizinho da frente e não leva a minha fatura, não entendo isso", desabafou. Segundo ele, ter que ligar sempre na empresa emissora para pedir para passar por e-mail porque não recebeu a fatura é muito desgastante.
Em Sinop há um centro de distribuição domiciliar, duas agências próprias e três agências comunitárias (em convênio com a prefeitura).