A Águas de Sinop realizou, hoje, o 3° Workshop de Saneamento Básico e Preservação Ambiental, com cerca de 60 participantes – professores, acadêmicos, profissionais liberais – que assistiram palestras de especialistas em saneamento e meio ambiente, abordaram assuntos relacionados a regulação dos serviços públicos no Brasil, legalidade ambiental de sistemas do esgotamento sanitário e também as perspectivas no tratamento de esgoto sanitário no país.
A professora de engenharia agrícola e ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Karoline Carvalho, abordou o grau de importância do saneamento básico em Sinop. “Considerando que estamos na semana mundial da água, é importante para que todos entendam que saneamento é sustentabilidade e preservação ambiental. Temos de aplicar isso de forma ativa tanto no dia a dia quanto na profissão porque é de grande varia para toda comunidade”, destacou.
O coordenador regional da Águas de Sinop, Lineu Machado, abordou o tema “esgotamento sanitário no Brasil e sua utilização”. “Um assunto bastante viável, principalmente para a nossa atual realidade. A concessionária avançou de 0 para 30% da cobertura de esgotamento sanitário em Sinop, é algo muito novo, mas já é uma realidade e um benefício. Além do conhecimento técnico o foco principal do evento é a conscientização ambiental do público presente que serão porta-vozes para multiplicar o conhecimento adquirido”, disse. A expansão da rede de esgoto continua sendo feita. São 12 bairros onde foram implantadas rede de esgoto. Um dos que tem maior cobertura é o Daury Riva. A meta da empresa é, nos próximos seis anos, chegar a 98% da cidade.
A assessoria informa que o evento foi em comemoração ao dia mundial da água, em parceria com as secretarias estadual e municipal de Meio, Agência Reguladora de Sinop (AGER), Fasipe, UFMT e Unemat.