PUBLICIDADE

Sinop: controladores depõem hoje sobre queda de boeing

PUBLICIDADE

Os controladores de vôo Jomarcelo Fernandes dos Santos, Lucivando Tibúrcio de Alencar, Leandro José Santos de Barros e Felipe Santos dos Reis serão interrogados hoje, pelo juiz federal de Sinop, Murilo Mendes, sobre o acidente aéreo no Nortão de Mato Grosso, em que 154 morreram, em setembro do ano passado. Eles chegaram às 07:30h, no aeroporto, acompanhados de advogados e foram para a unidade do Sivam (Sistema de Vigilância da Amazônia). A auidiência está marcada para às 14:00h.

Veja fotos da audiência de ontem com advogados de pilotos clicando aqui

Os quatro vão explicar detalhes do plano de vôo, altitude que aeronaves voavam, coordenadas que foram repassadas para os comandantes do Boeing e do Legacy e serão questionados das possíveis falhas que podem ter contribuído com o acidente. Todos foram denunciados pelo Ministério Público por expor aeronave à perigo, crime previsto no artigo 261 do Código Penal.

Lucivando, Leandro e Felipe respondem por crime culposo (sem intenção). Já o controlador Jomarcelo Fernandes dos Santos foi tipificado como doloso. Ele estaria sabendo que o jato Legacy estava em altitude errada e não informou sobre a irregularidade na rota. O boeing da Gol seguia de Manaus (AM) com destino à Brasília (DF). Ao mesmo tempo o jato executivo Legacy seguia de São José dos Campos (SP) em direção a Manaus.

No plano de vôo, o jato deveria voar em três níveis de altitude diferentes, a 37 mil pés, a 38 mil pés e a 36 mil pés de altitude. E que, no momento da colisão, não deveria estar a 37 mil pés de altitude. A ponta da asa esquerda do Legacy teria colidido com o boeing, provocando danos que acarretaram a desestabilização e a queda do avião, entre as aldeias Kapoto e Metrotire, a cerca de 200 km de Peixoto de Azevedo. Os pilotos do jato conseguiram fazer um pouso forçado na base aérea de Cachimbo.

Os advogados Fábio Tomás de Souza e Normando Augusto Cavalcnti Júnior farão a defesa dos controladores. Ontem, eles também participaram da audiência em que a defesa dos pilotos americanos Joseph Lepore e Jan Paladino argumentou a ausência dos mesmos e confirmou que não virão ao Brasil durante o processo. Conforme Só Notícias já informou, o juiz Murilo Mendes determinou que a ação vai correr à revelia.

(Atualizada às 09:52h)

Leia mais
Pilotos americanos desrespeitaram Justiça, diz advogado
Sinop: advogado recorrerá para pilotos deporem nos EUA sobre acidente com boeing
Sinop: advogado pede prisão de pilotos americanos mas juiz nega
Sinop: sem pilotos começa 1ª audiência da queda de boeing onde 154 morreram

Notícia anterior
Próxima notícia
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE