PUBLICIDADE

Sinop: controladores de velocidade em semáforos e faixas de pedestres começam a ser aferidos

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)

O INMETRO fez aferição em 8  dos 16 aparelhos que vão coibir o excesso de velocidade por motoristas, avanço semafórico e parada sobre faixa de pedestres, instalados na região central. Após emissão do laudo e certificado pelo órgão os instrumentos já estarão aptos a operarem na fase pedagógica de notificação. Os técnicos do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia e da secretaria de Trânsito e Transporte Urbano estiveram analisando os equipamentos instalados nas avenidas Júlio Campos com Jacarandás e Júlio Campos com Sibipirunas.

Até o momento, nenhum dos itens está operando ou mesmo emitindo multas porque na estratégia implementada pela secretaria municipal é de pelo menos três fases distintas a serem executadas: 1ª consiste na instalação, 2ª na aferição dos equipamentos pelo Inmetro,  3ª e última o funcionamento dos aparelhos, durante 30 dias, sob caráter pedagógico e de alerta aos motoristas infratores, informa a assessoria.

Os controladores de velocidade e ‘pardais’ são submetidas a testes comparativos com o veículo da fiscalização e, sendo aprovados, passam a ter o lacre de certificação. São 10 medições realizadas, havendo a necessidade de coincidirem as velocidades registradas pelos aparelhos e o cronotacômetro instalado no carro do Inmetro. As informações vão para um relatório. Uma medição fora do padrão é suficiente para reprovar o aparelho e fazer com que seja submetido à manutenção pela empresa responsável.

Na próxima semana, vão ser feitas novas aferições bem como a efetivação do lacre dos equipamentos. Uma vez lacrados, por exemplo, só com autorização do próprio Inmetro é que os equipamentos podem ser abertos.

Os controladores estão nas vias centrais – avenida das Sibipirunas com avenida Júlio Campos, avenida dos Jacarandás com  Júlio Campos, avenida Dom Henrique Froehlich – cemitério municipal, avenida das Itaúbas, na baixada próxima à reserva R-2, avenida André Maggi próximo a rua dos Papagaios, avenida dos Ingás, próximo à rua dos Cajueiros. Em todos os casos, ambos os sentidos das vias vão receber os itens e todos são fiscalização pela placa traseira o que também identificará motoqueiros que insistirem em desrespeitar limite de velocidade e ultrapassarem de forma irregular.

Os equipamentos que estão sendo instalados e inspecionados têm câmeras, equipamentos fixos e móveis de controle de velocidade, barreiras eletrônicas, registradores de velocidade, avanço semafórico e parada sobre faixa, Central de Inteligência de Controle de Trânsito, sistemas de processamento. Além disso, os dados gerados pelo sistema, números de veículos que passam pelos locais, darão subsídios para estudos de melhorias na estrutura viária e adequações de tráfego.

Outro ponto será a instalação de 20 câmeras de alta resolução voltadas ao trânsito e a segurança pública, informa a prefeitura.

Os equipamentos para controle do excesso de velocidade serão instalados com base nas indicações de estudos técnicos de engenharia preliminares. Só no primeiro semestre deste ano, mais de 1,1 mil acidentes foram registrados no município. Só ontem foram duas vítimas fatais de acidentes em Sinop.

O levantamento da secretaria de Trânsito aponta que, desde o início deste ano, 21 pessoas morreram devido a acidentes nas vias municipais (como ruas e avenidas) quanto nas rodovias no perímetro urbano ou na área do município.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motociclista bate em lateral de ponte e morre em Mato Grosso

Um homem identificado como Sandovaldo Santos Alves, de 55...
PUBLICIDADE