O prefeito de Sinop, Juarez Costa (PMDB), e o consultor de reestruturação e administração de aeroportos, comandante Hammer, debateram, hoje, como será realizada a consultoria técnica visando a projeção do aeroporto municipal João Figueiredo. “O comandante Hammer vem para finalizar a coleta de dados e informações em relação ao aeroporto e à cidade. Esse processo se encerra no dia 6 de março quando vamos informar à ANAC [Agência Nacional de Aviação Civil]. Essa consultoria é fundamental para a projeção”, ressaltou o prefeito, por meio da assessoria.
O comandante Hammer foi responsável pela reestruturação e administração de aeroportos e foi responsável pelo projeto de revitalização do aeroporto de Maringá.
Na sexta-feira (22), foi realizada uma reunião com entidades e universidades para a coleta de informações. O secretário municipal de Governo, Valdir Favareto, disse que já foi realizada uma reunião técnica com o Banco do Brasil. “Recebemos a secretária de Estado de Turismo essa semana, que também nos auxiliaram no levantamento técnico de dados”.
Favareto aponta que a ideia é projetar o aeroporto municipal João Figueiredo para os próximos 20 anos, em ações modulares, que possam ser realizadas sem comprometer o funcionamento e que visam ampliar as instalações, possibilitando o recebimento de grandes aeronaves nacionais e internacionais, além da construção de pista especifica para carga e descarga.
O projeto integra o Programa de Investimento em Logística de Aeroportos, lançado pelo governo federal em dezembro do ano passado. Para Mato Grosso, serão destinados R$ 331 milhões para 13 aeroportos. O secretário aponta que o aeroporto de Sinop foi o segundo em movimentação no Estado, no ano passado, com 120 mil embarques e desembarques. “Trabalhamos com uma média mensal de 12 mil embarques e desembarques. São pessoas de toda a região, empresários, estudantes, comerciantes, visitantes que optam por um meio de transporte mais rápido. O que buscamos agora é torná-lo mais econômico e acessível a um numero ainda maior de passageiros ampliando as instalações”, pontua o secretário.
(Foto: assessoria)