PUBLICIDADE

Sinop: construção de hidreléticas é debatida com MP

PUBLICIDADE

O procurador de Justiça de Mato Grosso, Luiz Alberto Esteves Scaloppe, abriu e conduz a audiência pública que está debatendo a construção do complexo de hidrelétricas Teles Pires, em Sinop e região. Compõem a mesa, além do procurador, a promotora de Sinop, Audrey Ility, e o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Amilcar Guerreiro. Cerca de cem pessoas, entre moradores, produtores rurais e interessados no assunto, acompanham a audiência no auditório da Unemat.

Neste momento, é aberto o espaço para que a população e demais interessados, como a colônia de pescadores, os moradores da Gleba Mercedes, façam os devidos questionamentos aos membros da mesa sobre o assunto. A promotora Audrey orientou que perguntas sobre indenizações não serão avaliadas nesta audiência. Segundo ela, esta reunião foi promovida para falar sobre os impactos das obras e tanto Sema quando a EPE não tem autoridade para falar sobre indenizações, o ponto fundamental para muitos que estão participando da audiência.

O coordenador da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), José Inácio Ribeiro Neto, fez a leitura da legislação ambiental de Mato Grosso sobre os impactos ambientais, durante o evento. Em uma obra de grandes proporções como a construção de usinas é necessário a realização de estudos para analisar os impactos que ela terá na região afetada.

O presidente da EPE fez a exposição da necessidade da construção de mais hidrelétricas no país. Segundo ele, a iniciativa é necessária para suprir a demanda energética no país, que vem aumentado gradativamente e para evitar riscos de apagões.

(Atualizada às 10h47)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE