PUBLICIDADE

Sinop: conselho avança na análise de plano diretor para melhorar trânsito e encaminhar principais obras

PUBLICIDADE
Só Notícias/Guilherme Araújo (foto: Maurício Vitorino/arquivo)

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano está avaliando o trabalho de empresas para executar os serviços do plano diretor e, agora, está levantando as informações com as entidades para que possa ser feito um diagnóstico inicial do atual progresso do planejamento.

O diretor do Núcleo de Projetos e Desenvolvimento Urbano de Sinop (Prodeurbs) da prefeitura, Waldomiro Teodoro dos Anjos, informou, ao Só Notícias, que foram feitas cinco reuniões e dvem ser concluídos na gestão do prefeito Roberto Dorner os trabalhos de “drenagem, construção de travessias elevadas na rodovia federal, duplicação de vias, asfaltamento de estradas rurais como Adalgisa, Nanci, Ângela, e Silvana”.

Outra ação que deve ser colocada em prática é a revitalização da avenida Júlio Campos, considerada a principal da cidade, que deve ser modernizada para melhorar a mobilidade. Atualmente, com estacionamentos nos dois lados da via, tem horários de muita lentidão, além de falta de vagas para veículos estacionarem. Embora ainda não está com o projeto concluído e poucos dados foram revelados, uma tendência é que a avenida possa ter mão única.

Ainda no setor de transporte, o diretor indica que devem ser avaliado, para os próximos 20 anos, possivelmente a viabilidade de Sinop ter “um VLT (veículo leve sobre trilhos) ou BRT (ônibus rápido). Temos que definir até onde irá o perímetro urbano e como vamos criar os novos polos de crescimento com a vinda da Ferrogrão (ferrovia que ligará Sinop a Itaituba-PA), que necessita de um bairro específico para a logística”.

Segundo ele, também serão redefinidas questões patrimoniais. “Possuímos algumas reservas (ambientais) na cidade e temos que ponderar sobre que patrimônios elas são historicamente falando, pensar sobre como vamos mudar a lei de parcelamento do solo para proteger mananciais, APPs (Áreas de Preservação Permanente), riachos e rios que temos na região”.

Políticas Públicas devem ser desenvolvidas no planejamento para “beneficiar o pequeno agricultor, comércio de Sinop, criando talvez vários calçadões de empresas espalhados pela cidade”, finalizou.

Fazem parte do conselho dois membros da Prodeurbs, e com um membro cada as secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de Governo e Projetos Estratégicos, de Assistência Social, Trabalho e Habitação, de Desenvolvimento Econômico, Trânsito e Transporte Urbano, de Obras e Procuradoria Jurídica.

As entidades representadas são Associação das Empresas Loteadoras de Sinop, Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso, Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso, Associação Comercial e Empresarial de Sinop, Conselho de Desenvolvimento do Norte de Mato Grosso, Associação dos Engenheiros do Norte de Mato Grosso, Ordem dos Advogados do Brasil subseção de Sinop, Associação dos Arquitetos do Norte de Mato Grosso, e Conselho Regional de Corretores de Imóveis.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Colíder: acidente entre motos deixa dois feridos

As motocicletas Honda Biz vermelha e Bros preta se...

Inscrições de seletivo na Saúde em Nova Mutum terminam no domingo

A etapa de inscrições em processo seletivo simplificado da...
PUBLICIDADE