Os acordos firmados na semana de conciliação de processos trabalhistas, que estavam tramitando nas duas varas no município, resultaram em R$ 412,5 mil para ex-funcionários que moveram ações contra as empresas onde trabalharam. Houve 67 conciliações dos 129 que estavam previstos para a “temporada”.
Os números foram divulgados pela assessoria do Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Foram 282 pessoas atendidas entre 19 a 23 de setembro. Conforme o levantamento, no primeiro dia houve 14 acordos No segundo, foram 23. No terceiro dia chegaram a conclusão 11 procedimentos. No quarto, 13 e, no último 6. O magistrado encarregado foi Luis Aparecido Torres.
Os processos correspondem, normalmente, em reclamações diversas de direitos trabalhistas não pagos. Os valores variam de um caso para outro. De acordo com o tribunal, a próxima semana destinada apenas a conciliações deve ocorrer em dezembro, durante uma campanha nacional.
Além de benéfica para as partes, a conciliação também proporciona diminuição no volume de processos tramitando nas varas do trabalho.