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Sinop: comissão aponta que homologação de equipamentos no aeroporto deve ocorrer até junho

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O empresário e membro da comissão que busca viabilizar melhor estrutura operacional para o aeroporto municipal presidente João Figueiredo, Antônio Carlos Martins, apontou, em entrevista na central de jornalismo de Só Notícias,  que a previsão é da Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA) e os Indicadores de Precisão de Trajetória de Aproximação (PAPI) instalados, há mais de nove meses, sejam homologados pelo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), até junho.

No entanto, não há prazo para serem ativados e entrarem em funcionamento. Segundo Martins, os PAPIs fazem parte da estação e a principal função desta central é auxiliar os pilotos com informação de voo através de uma estação meteorológicas com sistemas de torre e de comunicação. Além disso, apoiará as operações de decolagens e deve evitar cancelamentos da maioria dos pousos quando não houver condições climáticas favoráveis.

“O principal objetivo da implantação da estação é para melhorar as condições de pousos e decolagens das aeronaves do aeroporto de Sinop e ter um pouco mais de segurança. A EPTA é uma sala com operadores habilitados pela Aeronáutica que vai passar informações de voos a todos os pilotos que estão chegando em Sinop e aos que estão decolando. Esse é um processo bastante demorado, mas estamos caminhado para homologação. Tivemos confirmação que o nosso processo já está indo para o operacional. Ou seja, será feita uma última análise e marcada uma data para fazer a vistoria da EPTA. Quando depende de órgãos como a Aeronáutica é impossível precisar uma data. No entanto, acreditamos que até junho deste ano se resolverá esta situação. É uma expectativa do grupo que está trabalhando para resolver esse problema há mais de dois anos”, disse. 

O representante da comissão reconheceu que os PAPIS são apenas para dar condições de pouso as aeronaves, mas que não resolverão o problema de imediato. “É  apenas um equipamento para dar condições de pouso em uma rampa em condições climáticas desfavoráveis e noturna. Ele faz parte do procedimento da EPTA. Nenhum aeroporto no mundo consegue resolver 100% o problema climáticos para pousos e decolagens. Porém, acreditamos que 70% deste pousos que não aconteceram devido ao mau tempo será resolvido. Nós estamos cobrando desde março a homologação deste equipamento.

O especialista e capitão aposentado da Aeronáutica, Frederico Bernardo Silva, explicou, ao Só Notícias, que a EPTA é apenas o início para resolver os problemas do aeroporto sinopense. “É a estrutura inicial para ocorrer o processo de proteção aos voos que chegam e saem de Sinop. Nós temos que pensar muito na questão de segurança. Nós temos muita sorte com duas empresas operando no visual noturno não ter ocorrido ainda nenhum acidente. Hoje a operação de voos e decolagens é mínima de segurança. O aeroporto de Sinop têm apenas o mínimo de segurança exigido que é balizamento da pista, farol rotativo e simplesmente uma biruta iluminada [indicador de direção do vento]”.

Segundo Frederico, a comissão está buscando oferecer uma estação meteorológica com especialistas operando informações e repassando aos pilotos com sistema seguro. “Obtendo uma frequência específica do aeroporto, teremos mais segurança dos voos que chegam e saem.  Com instrumentação da EPTA teremos um procedimento muito alto. Os pilotos veem em um nível de segurança maior. Devido a isso, conseguirão fazer uma carta baseada em GPS, que é o RNAV. É um procedimento mais simples, mas é necessário antes ter a EPTA. Ou seja, é necessário entrar com um pedido no Serviços de Tráfego Aéreo (ICA). Depois disso, vem o instituto de cartografia da Aeronáutica fazer as medições e é ela quem desenha carta e encaminha para o Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV). Eles fazem um voo de homologação, é constatado que aquilo foi desenhado esta perfeito e acontece na realidade”.

O capitão avaliou ainda que, após a instalação da EPTA, melhorará o tráfego aéreo e possibilitará pousos mais seguros em Sinop "em pelo menos 50%. Havendo uma boa informação meteorológica e com procedimento que possibilitará os pilotos baixar uma pouco mais a altitude. A estação prestadora de tráfego aéreo também informa fluxo de aeronaves no pátio do aeroporto, dos aviões que estão no ar. O piloto já decola de Cuiabá, por exemplo, com todas essas informações precisas. Atualmente, eles decolam com destino ao aeroporto com informações não oficiais e imprecisas. Com esta estação, passarão a decolar com todas informações  das condições climáticas do aeroporto local”.

Conforme Só Notícias já informou, os equipamentos PAPIS foram adquiridos, em março do ano passado, por aproximadamente R$ 460 mil, por uma empresa que fez a doação para o município.

(Atualizada às 08:56h)

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