A terraplenagem para o início das obras do centro da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Sinop deve ser feita nessa semana. A informação é do chefe-geral da Embrapa Mato Grosso, João Flávio Veloso Silva. Segundo ele, os serviços deveriam ter iniciado ainda na semana passada, mas a chuva atrapalhou o começo das atividades. “Vamos começar nesta semana se a chuva permitir”, ressaltou. João Flávio destacou que o recurso na ordem de R$ 13,5 milhões já foi liberado. A estrutura projetada para o centro é de 8,4 mil metros quadrados, em uma área de 610 hectares localizada nas proximidades do aeroporto João Figueiredo. A previsão de conclusão da obra é de dez meses. “O centro será inaugurado em 2010”, afirmou o chefe-geral.
João Flávio detalhou que 105 pessoas ligadas diretamente à Embrapa Mato Grosso vão atuar na unidade. “Serão chamados alguns aprovados do concurso anterior e desse novo concurso para o provimento dessas vagas. Além disso, em torno de mais 50 pessoas de outras unidades virão para cá”, explicou.
Conforme Só Notícias já informou, estima-se que somente com a folha de pagamento e o custeio para manutenção do prédio circulem na economia regional, pelos próximos três anos, aproximadamente R$ 50 milhões. A implantação da Embrapa Mato Grosso deu-se por meio do Programa de Fortalecimento e Crescimento da Embrapa (PAC Embrapa), lançado em 2008.
A nova unidade em Sinop é considerada estratégica, uma vez que reúne vários biomas: Amazônia, Cerrado e Pantanal, por exemplo. Mato Grosso possui 48 milhões de hectares de terras agricultáveis. O centro deverá coordenar e integrar ações de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, em sistemas integrados de produção de alimentos, fibras, florestas e agroenergia para o desenvolvimento de tecnologias com enfoque na preservação e na sustentabilidade.