O sistema de monitoramento com câmeras, em vários locais, através do programa Cidade Digital, em Sinop, está pronto. Porém, o prazo para a entrega, anteriormente previsto para este mês, teve de ser alterado para dezembro. De acordo com o secretário adjunto de Governo, José Pedro Serafini, será necessária contratação de banda larga para a comunicação das centrais, órgãos públicos e diversas entidades. O projeto também prevê internet gratuita em 22 pontos da cidade. O valor do investimento é de R$ 10 milhões.
As imagens das 55 câmeras instaladas no município devem ser monitoradas por pelo menos 38 pessoas. A Polícia Militar também deve instalar a central 190 no local.
As informações serão repassadas aos policiais que estiverem nas ruas. O comandante da Regional 3 da PM, tenente coronel, Celso Barbosa, estimou, no mês passado, que a o sistema deve inibir e evitar a pratica de crimes como furtos, por exemplo.
Conforme Só Notícias já informou, o prefeito, Juarez Costa, disse que em breve será lançada a segunda etapa da Cidade Digital, com investimento de R$ 9 milhões. As câmeras serão instaladas em salas de aulas. Os pais poderão fazer o monitoramento pela internet.