O projeto Cidade Digital ainda não está em pleno funcionamento. Após uma descarga elétrica na torre de comunicação ter queimado o servidor que gerência as câmeras externas, desta vez o problema é por causa das chuvas. De acordo com o Centro de Processamento de Dados (CPD) da prefeitura, 45 câmeras estão em funcionamento, entretanto, 10 ainda passam por manutenção.
“Houve perda do sinal de rádio, responsável pela transmissão das imagens, após as fortes chuvas e quedas de energia nestes primeiros dias do ano. Aí temos que ir até o local, consertar e testar a gravação. É um processo que demora um pouco, mas diariamente colocamos mais câmeras para funcionar”, informa uma fonte, no centro.
Segundo o CPD, até o próximo dia 5, “caso as chuvas colaborarem, todas as 55 câmeras devem estar funcionando”. As câmeras estão instaladas em vários pontos da cidade e auxiliam a Polícia Militar e a Guarda de Trânsito Municipal a monitorar possíveis crimes e acidentes. O acompanhamento é feito na Secretaria Municipal de Trânsito. Além das externas, há ainda 30 câmeras internas que monitoram prédios da prefeitura e as unidades de saúde.
O Cidade Digital também contempla 19 bairros com internet gratuita e teve investimento total de R$ 10 milhões do Ministério da Ciência e Tecnologia.