Pesquisadores, técnicos e demais funcionários da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) devem deixar os dois escritórios, no centro, e se mudarem até final deste mês para o Centro de Pesquisas, nas proximidades do aeroporto, em Sinop. A confirmação foi feita, ao Só Notícias, pelo chefe geral da empresa em Mato Grosso, João Flávio Veloso.
Ele disse que, para a mudança acontecer, faltam ser finalizadas as instalações das redes de internet e telefones, o que deve acontecer em alguns dias para o funcionamento dos computadores. Também é aguardada a chegada de equipamentos para os laboratórios, no entanto, isso não deve interferir nos trabalhos, já na unidade, que está praticamente toda mobiliada.
Mesmo após pouco mais de dois anos em obras e com a mudança prevista para breve, João Flávio confirmou que ainda não há previsão para inauguração oficial dos mais de oito mil metros quadrados de área que o centro tem. Explicou que ainda é aguardada a definição de agenda da presidente Dilma Rousseff. Foram investidos cerca de R$ 30 milhões para viabilização, sendo área superior 200 hectares, doada pela prefeitura.
No centro, passam a ser coordenadas em uma estrutura maior, ações de pesquisas em sistemas integrados de produção de alimentos, fibras, florestas e agroenergia para desenvolvimento de tecnologias com foco na preservação e na sustentabilidade.
A localização em Sinop é estratégica, pois há possibilidade de pesquisar biomas como o Amazônico, Cerrado e Pantanal.