terça-feira, 30/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop: centro aponta recuperação de 48% dos casos de mulheres com dependência de álcool e drogas

PUBLICIDADE

O Centro de Apoio e Reabilitação de Toxicômano e Alcoolistas de Sinop (CARTAS) confirmou, ao Só Notícias, que em dois anos de funcionamento mais de 48% das mulheres com problemas de dependências química e alcoólica, que passaram pelo tratamento conseguiram se recuperar. Até agora, mais de 60 pacientes foram atendidas. De acordo com coordenador do projeto, Thiago Augusto Andrade Nogueira, a recuperação ocorre através de métodos terapêuticos ocupacionais, religiosos e sem a utilização de medicamentos.

“A internação da paciente é inteiramente voluntária. A instituição é filantrópica e a maioria dos casos que atendemos são encaminhados pela Assistência Social do município. Também é possível internação direta pelos familiares pagando uma taxa de R$ 500. Esse valor é usado para manutenção da paciente no centro. O objetivo é possibilitar acesso para pessoas com vulnerabilidade social”.

Ainda de acordo com Nogueira, a instituição é mantida com doações de empresários e empresas. “Não há oferta de medicamentos. Buscamos desenvolver a dignidade para a paciente. Todas as atividades são terapêuticas com pintura, yoga, exames preventivos. Por isso estamos buscando apoio da prefeitura. Hoje a maioria das pacientes é encaminhada pela Assistência Social. Nós temos gastos de pelo menos R$ 18 mil por mês”.

O tratamento é dividido por etapas. Do primeiro mês ao terceiro ocorre a desintoxicação. Do terceiro ao sexto, o trabalho é de conscientização. Nos últimos três meses, a paciente passa pelo processo de reinserção social. Todas as etapa têm avaliações psíquicas e terapêuticas. As mulheres também fazem as atividades de manutenção e limpeza do centro, na horta e a própria alimentação.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia cumpre 7 mandados em operação contra o crime organizado em Mato Grosso

A Polícia Civil de Comodoro deflagrou hoje a Operação...

Celular causa incêndio e residência fica destruída no Nortão

O imóvel de madeira e alvenaria foi totalmente destruído...

Morador fica ferido após ser atacado por cães no Nortão  

O idoso, de 71 anos, recebeu tratamento médico na...
PUBLICIDADE