sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop: centenas são atendidas no Judiciário em Movimento e ministro do STJ fará palestra

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria)

Centenas de pessoas foram atendidas, hoje, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Menino Jesus, no primeiro dia do programa Judiciário em Movimento, que vai até sábado, com esclarecimentos, orientações e encaminhamentos de soluções para questões de Direito de Família pelo Cejusc e pelo Procon na área de Direito do Consumidor. Outros serviços ofertados foram orientação de saúde bucal para crianças e adolescentes, troca de lâmpadas queimadas por novas, negociação de débitos de conta de água e energia, consulta ao CPF em órgãos de proteção de crédito, vacinas, corte de cabelo e palestra sobre oficina pais e filhos.

O projeto idealizado pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha e realizado em parceria com a prefeitura. Para o diretor do Fórum de Sinop, juiz Cleber Luís  Zeferino de Paula, a atividade demonstra a aproximação do Judiciário com a população. “Estamos muito felizes em receber o Judiciário em Movimento em Sinop e ainda mais por prestar este serviço à população no CRAS Menino Jesus”. “São ofertados serviços que já realizamos diariamente, porém muitas vezes as pessoas não sabem como proceder e aqui fortalecemos o atendimento. Principalmente a mediação e conciliação”, completa.

Cristiane Franco de Oliveira Moura, 58, foi uma das primeiras a chegar ao CRAS. Moradora da  Vila Sebastião de Matos, e foi resolver a questão da guarda da neta que hoje tem nove anos. Ela cria a menina desde os nove meses, quando o filho dela e pai da criança morreu. A mãe da menina não teve condições de ficar com o bebê. E desde que aprendeu a falar a chama de mãe. Mas essa relação nunca foi regulamentada. “Queria ter a guarda definitiva da menina para ter certeza que sou eu que vou criar. Ter aquela segurança”, disse, através da assessoria.  Ela foi atendida pela equipe do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e agendou audiência para o dia 4 de setembro com a ex-nora. “Tenho fé de que agora conseguirei a guarda”.

“A população atendida pelo CRAS é bem vulnerável. Estamos oferecendo serviços que diariamente eles encontram aqui, mas estamos com movimento maior devido a parceria com o Poder Judiciário neste Projeto”, explicou o secretário de Assistência Social, Trabalho e Habilitação (SADTH), Ademir Debortoli. “Faremos ação semelhante no CRAS do Boa Esperança na quarta-feira (21). Levando atendimento com foco no Direito do Consumidor e Direito da Família, pois já fazemos o atendimento diário à população vulnerável de Sinop como o Cadastro Único, e encaminhamos aos órgãos competentes”, acrescentou

Hoje,  enquanto a população recebia os serviços no CRAS, servidores participavam dos cursos de Segurança Institucional e autodefesa para servidores, oferecida pelo coordenador Militar do tribunal. coronel Alexandre Mendes, curso Sintese das Atualizações e Inovações do CPC, com o servidor Wellington Corrêa e o treinamento “on the job”, com Rosivaldo Rodrigues. “Ascendeu uma alerta sobre os cuidados que preciso ter nas redes sociais, principalmente em relação a exposição de filhos e netos. Isso sem falar na responsabilidade de cuidar de bolsas e documentos no local de trabalho”, revelou a servidora Regina Fiel, que atua na 4ª Vara Civil de Sinop, há 24 anos.

“É muito bom quando o instrutor vem ao local do seu trabalho e sana dúvidas que você tem na hora. Assim a gente ainda apode sugerir melhorias no sistema”, apontou a servidora do Juizados Especiais Daphine Buosi, que foi abordada durante a interação do on the job.

Para efetivar a integração entre o Poder Judiciário, instituições, entidades e organizações e promover a gestão por competências, garantindo a capacitação continuada. Em Sinop a palestra do seminário será proferida pelo com o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Marco Aurélio Buzz, no Centro de Eventos Dante de Oliveira.

“Estamos com trabalhos internos, com cursos de atualização do CPC e de segurança, tudo voltado para melhorar o atendimento ao cidadão. Outra ação voltada para a população é a discussão do novo planejamento estratégico do Poder Judiciário, pois é isso que possibilita a melhoria da prestação de serviço, isso orientará o que a gente quer para o futuro do judiciário.   Além de tudo curso de capacitação à noite com o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Marco Aurélio Buzzi. Muito importante para toda região”, avaliou o juiz Cleber Zeferino, diretor do fórum da comarca.

A informação é da assessoria do Tribunal de Justiça.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prorrogado prazo para entrega de relatório de empresas em MT que recebem incentivos fiscais

A secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso...

Apostador de Mato Grosso fatura quase R$ 50 mil na Mega-Sena

O apostador de Tangará da Serra (252 km de...
PUBLICIDADE