O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos classificou o incidente com o avião modelo EMB-810D, como grave. Segundo consta no relatório do órgão, ficou confirmado que uma falha ou mau funcionamento de sistema com trem de pouso ocasionou saída da pista da aeronave do aeroporto municipal João Batista Figueiredo, na última quinta-feira.
De acordo com o histórico oficial da ocorrência, a aeronave decolou do aeroporto para o aeródromo de uma fazenda no município de União do Sul, transportando passageiros. Logo após a decolagem, o piloto notou que a luz vermelha de trânsito da perna esquerda do trem de pouso não apagou e realizou um novo ciclo do equipamento. Durante a corrida de pouso, a perna esquerda do trem recolheu. Todos os passageiros e o tripulante saíram ilesos. A aeronave teve pequenos danos.
Ainda de acordo com o Cenipa, os trabalhos relativos as investigações da ocorrência foram finalizados. Não será confeccionado um relatório final pela consonância com a NSCA 3-13, que estabelece que seja verificada a existência de indícios de crime ou que a mesma decorreu de violação a qualquer legislação aeronáutica em vigor ou que a investigação não trará conhecimentos novos para a prevenção, aponta o documento.