domingo, 16/junho/2024
PUBLICIDADE

Sinop celebra em junho festa do padroeiro Santo Antônio e 50 anos da 1ª santa missa

PUBLICIDADE
Só Notícias/Ana Dhein (fotos: Só Notícias)

A comemoração do dia padroeiro de Sinop, Santo Antônio, no próximo dia 13, terá significado ainda mais especial – os 50 anos da primeira missa celebrada no município. A Matriz Santo Antônio definiu que haverá tríduo, na segunda (10), terça e quarta-feiras. No dia 13, será celebrada missa festiva, presidida pelo bispo dom Canísio Klaus, às 9h30, sendo seguida por carreata até a comunidade Brígida, onde ao meio-dia, será servido churrasco.

O pároco, padre Roberto Gottardo, definiu que o dia de Santo Antônio é momento de orgulho. “Tem uma marca aqui (Sinop) muito profunda desse grande santo, desse grande amigo de Deus”. “Aqui onde nós estamos (paróquia Santo Antônio) era mata, então foi praticamente desmatado um pedaço aqui da floresta e foi construído uma cabaninha, a igrejinha, se quiser, ou a capelinha primitiva, ela nem parede tinha. Foi algo improvisado e aqui então aconteceu a missa, com Dom Henrique Froehlich, em 1974. Aqui tudo começou, tanto a igreja de Sinop, quanto a cidade, considero um verdadeiro milagre”, declarou, ao recordar o início da evangelização.

“Hoje a gente celebra, com orgulho, a pujança, prosperidade, a potência que virou Sinop e toda a região, mas como tudo na vida, os grandes feitos dos homens começam o quê? De modo embrionário, de modo muito singelo, muito simples, sempre bom a gente nunca esquecer das origens, aqui no início a pobreza era quase que absoluta. Não havia nada, era tudo muito precário, lama, bichos ferozes, atoleiro para todo lado”. “E graças ao trabalho, a dedicação, ao empenho e a determinação de tantos homens e mulheres que vieram para cá, um milagre aconteceu, hoje Sinop é uma referência não só brasileira, mas ao nível também internacional, e a gente tem que celebrar isso e agradecer a Deus por tudo”, acrescentou.

A primeira missa foi rezada em 1973, entre avenida dos Jacarandás, esquina com Júlio Campos. As missas eram celebradas, uma vez por mês, na primeira sala de aula construída em Sinop, na rua das Aroeiras, esquina com a rua das Primaveras, pelo pároco Antônio Heidler, da cidade de Vera (primeira cidade formada por Enio Pipino e João Pedro de Carvalho)

No início de 1974, o padre Geraldo da Silva Araújo, passou a celebrar missas aos sábados à noite e aos domingos de manhã, também na primeira sala de aula de Sinop. No mesmo ano, ocorreu a fundação oficial de Sinop, foi aberta área entre as avenidas Sibipirunas e Embaúbas, e, ali, levantada a capela de Santo Antônio, para a missa de fundação da cidade, que foi celebrada pelo bispo da Diocese de Diamantino, Dom Henrique Froehlich.

Dois anos depois da fundação oficial da cidade, em 1976, foi criada a Paróquia de Santo Antônio, o padre jesuíta João Salarine, que havia rezado a primeira missa na cidade, foi designado para dirigir a primeira paróquia de Sinop (e décadas depois também liderou a construção da Catedral). Com o aumento constante da população e novos fiéis, a pequena igreja de Santo Antônio passou por várias ampliações e hoje tem capacidade para 800 pessoas e está entre as mais belas do Mato Grosso. Do altar, Jesus Cristo ‘saúda’ os fiéis entre flores, pássaros e peixes.

Atualmente, a Paróquia de Santo Antônio constitui o embrião da vida religiosa de Sinop e conta com um fragmento do corpo do seu santo padroeiro. A relíquia de primeiro grau de Santo Antônio de Pádua veio diretamente da Basílica de Pádua, na Itália. O busto do santo foi apresentado no museu de antropologia da universidade de Pádua e viajou pela Itália e depois chegou a Sinop.

Festividades
O coordenador da comissão de festas da paróquia, Juliano Lopes, informou que a programação no dia 13 tem diversas atrações. “Estamos fazendo com muito amor, com muito carinho”. Haverá “leilões, vamos ter também uma roleta de brindes e sorteio de brindes que aqui é a primeira vez que vamos estar fazendo.” O ingresso para o almoço podem ser adquiridos a R$ 50 vendidos nas secretarias da Matriz Santo Antônio, da comunidade de Todos os Santos e Nossa Senhora de Lourdes. “A gente estende o convite a toda a comunidade para estar junto conosco nesse dia festivo, maravilhoso. “Esperamos todo mundo lá. Com muita alegria, com muito amor, para passar mais esse dia maravilhoso e que estamos celebrando 50 anos da mista de fundação da nossa cidade”, disse, em entrevista coletiva

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE