PUBLICIDADE

Sinop: bispos pedem no congresso do ECC que famílias sejam multiplicadoras da paz e amor

PUBLICIDADE

Terminou neste domingo, em Sinop, o 14º Congresso do Encontro de Casais com Cristo (ECC) da região Centro-Oeste, onde participaram 642 pessoas de 6 Estados (casais, padres, religiosas) debatendo ações que devem ser feitas no dia a dia pelos cristãos para que haja mais paz, amor, união, fraternidade nas famílias e na sociedade de forma geral. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil designou o bispo Benedito Gonçalves dos Santos, assistente eclesiástico nacional do ECC, para acompanhar o congresso. Ele defende que o ECC continue sendo na Igreja Católica um "serviço escola para evangelizar a família, motivar os casais para que sejam discípulos missionários, indo ao encontro daquelas famílias que estão em locais afastados. Há várias famílias que não tiveram encontro com Deus, que não foram batizadas e não foram evangelizadas e que precisam ser para que se tornem berço da vida, protagonista da fé. Assim como o ECC realizou um bem tão grande na vida dos casais, levando-os a conhecer Cristo, ter a vida de igreja, criar raízes na comunidade para terem harmonia, serem fraternos e acolhedores para que outros casais experimentem esta realidade se transformando em promotores da vida e da paz”.

Dom Benedito considera “um marco aqui no Centro-Oeste, principalmente para a Diocese de Sinop, que terá maior legado devido a todo trabalho realizado e estes 4 anos de caminhada. Com certeza, são sementes que vão dar frutos grandiosos de agora em diante”, analisou. Ele acredita que o congresso vai “proporcionar ações para fortalecer o trabalho que o ECC fará nas dioceses e paróquias dos Estados. O ECC é um serviço que, com as bênçãos de Deus, continuará fiel a sua missão e vocação. Ele tende a despertar os casais e entregá-los à igreja para também trabalhar nas diversas pastorais e segmentos.  É algo muito necessário para a igreja”, avaliou o bispo, que comanda a diocese de Presidente Prudente (SP).

Seis bispos estão acompanhando o congresso, que começou na setxa-feira, no Centro de Eventos Dante de Oliveira. É a primeira fez, em 14 edições, que é realizado em uma cidade do interior (nas anteriores foram em capitais). O bispo diocesano de Sinop, dom Gentil Delazari, reforçou, em sua palestra, que as famílias devem ouvir “o que Deus manda e ensina na Bíblia, onde nosso criador nos orienta para a nossa caminhada. Precisamos fortalecer nossa fé, praticar as bem aventuranças, que é a plataforma de vida de Jesus, válida naquele tempo e até hoje para nós. A família é este grande sacrário onde deve estar presente o respeito um pelo outro, onde Deus está presente. A família é lugar onde as pessoas aprendem a respeitar a dignidade humanada, respeitar o diferente, a se acolher, a amar. Amem-se é o que eu peço !”, disse o bispo, ao relembrar o mandamento de Jesus.

Dom Gentil relembrou ensinamentos do santo João Paulo II que “na família se vive o amor, onde sentimos a grandeza da amizade, a beleza da presença de Deus, onde se rompem os egoísmos, as vaidades e se estabelece o verdadeiro caminho que a humanidade precisa tomar. Na família está o caminho que nos aproxima do Senhor. Vocês devem falar todos os dias para suas famílias que os mandamentos da lei do Senhor não devem ser apenas decorada e colocada na parede. Mas devem ser rezados todos os dias para que estejam vivos e presentes dentro da nossa casa, na nossa família. É na família é que aprendemos a buscar a santidade, a dignidade das pessoas e praticar a verdadeira paz.  Deus pede aos casais que vivam a fidelidade, o compromisso um para com outro, as alegrias. É o senhor que coloca no coração do homem e da mulher este sentimento profundo  (amor) porque sabe que precisa das pessoas para a Obra dele continuasse”.

Dom Gentil Delazari também lembrou os ensinamentos e pedidos do papa Francisco para reforçar a evangelização: “vocês precisam sair do seu mundo pessoal, limitado e vai para missão, visite seus irmãos e suas irmãs para levar a palavra santificadora. Enquanto as pessoas rezam, vivem aquilo que o senhor nos recomendou. Vocês não são meus servos, mas são meus amigos. É neste clima que a família será sinal de Deus para nosso mundo”, concluiu. 

(foto: Marcos Fenili – atualizada às 09:43h em 4/8)

 

 

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE