Os bancários da Caixa Econômica Federal decidiram aderir à greve por tempo indeterminado que foi iniciada ontem, em todo país, após ser rejeitada proposta da Federação Nacional do Bancos (Fenaban) que ofereceu 4,29% de reajuste. É a primeira agência, na maior cidade do Nortão, a aderir ao movimento. De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso em Sinop, Marcos Saltareli, a paralisação da agência será a partir de sexta-feira e, se houver alguma proposta próxima da reivindicada, o atendimento voltará ao normal. Os bancários reivindicam reajuste de 11% (reposição de inflação e aumento real); maior segurança nas agências; proibição de transporte de valores por funcionários; discussão com os trabalhadores sobre as metas; combate ao assédio moral; auxílio creche de R$ 510; auxílio educação para graduação e pós-graduação.
Marcos disse, ao Só Notícias, que em Sinop são cerca de 150 bancários, sendo 32 na CEF. O Banco do Brasil realizará amanhã uma assembleia para decidir se adereao movimento. Quanto aos demais bancos (privados), não foi mencionado se estarão paralisando as atividades.
Conforme Só Notícias já informou, será obedecido a cota de 30% dos serviços serem prestados, que serão de compensação e devolução e, ainda não foi definido se o atendimento nos caixas eletrônicos será mantido. Em Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum ainda não houve adesão.