Sinop imunizou cerca de 59 mil animais contra febre aftosa no mês de novembro, durante a terceira etapa da campanha de vacinação no Estado. O número corresponde a 98% da meta estipulada pelo Instituto de Defesa Agropecuária (Indea).
A partir de agora, o instituto vai vistoriar as fazendas que ainda não declararam a vacinação. Caso não tenham feito a imunização, serão multadas e obrigadas a vacinar com a presença de fiscais. A multa é de R$ 58 por animal. Os rebanhos também ficarão impedidos de serem transporte até a realização da vacina.
De acordo com o Indea, com este trabalho, nos próximos dias, o município deve atingir 100% da meta. Nas campanhas passadas, Sinop também elevados índices de vacinação. Em fevereiro, etapa destinada para animais com até 12 meses, 99.36% da meta foi atingida.
Alta Floresta, que tem a pecuária com uma das principais atividades econômicas, também concentra um grande rebanho. Cerca de 670 mil foram imunizados.
O Nortão tem mais 4 milhões de cabeças de bovinos. O maior rebanho da região está em Juara, com 742 mil animais. Este também é um dos maiores do país, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).