PUBLICIDADE

Sinop: árvore que poderia cair é retirada do pátio de escola

PUBLICIDADE

Uma árvore de eucalipto foi erradicada, ontem, do pátio da escola municipal Silvana, na área rural de Sinop. Segundo o sargento bombeiro Pedro Ribas, após vistoria constatou que a árvore estava seca e poderia cair a qualquer momento, oferecendo riscos as crianças, professores e funcionários da escola. Para o corte foi utilizada a auto escada mecânica, devido à altura do eucalipto. "Utilizamos a viatura auto escada para facilitar o trabalho em altura, bem como os equipamentos de rapel, em função do grau de dificuldade que exigiu emprego das técnicas de amarrações", explica Ribas.

Corte de árvore – as solicitações podem ser feitas ao Corpo de Bombeiros para a realização de corte (erradicação) ou podas de árvores que estão oferecendo risco de quedas, em casas, muros, fiação elétricas ou oferece perigo para pedestres em calçadas públicas ou outras justificativas. Quando existe esse tipo de solicitação, a instituição envia para o local uma equipe que verifica se existe o risco iminente da árvore causar um acidente ou não. Se existir, deve-se verificar ainda, se a situação caracteriza emergência ou o serviço pode ser realizado em outro momento.

A situação de emergência é caracterizada por obstrução de vias públicas, por queda em residência, por risco a pedestre em área pública e geralmente essa situação acontece por fenômenos naturais, como, vento e chuva forte, queda de raio. Outras situações podem ser verificadas e resolvidas pelo proprietário, como infestação por cupins, plantar a espécie adequada com o tamanho do terreno e compatível com a distância do imóvel e realizar a poda periodicamente.

O Corpo de Bombeiros somente realiza o corte em árvores que obstruam locais públicos e que caiam em residências. Fora dessas situações, a responsabilidade é do proprietário do imóvel, que deverá observar a regulação da secretaria de meio ambiente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE