PUBLICIDADE

Sinop: Apams oferta castração gratuita para animais de famílias de baixa renda

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A Associação Protetora dos Animais de Sinop (Apams) está oferecendo castrações gratuitas para cães e gatos de tutores de baixa renda que não têm condições de arcar com o procedimento. A iniciativa, que começou no ano passado, já realizou mais de 1.080 cirurgias até o momento, e tem como objetivo principal promover a saúde animal e o controle populacional.

Segundo a supervisora da Apams, Samara Braga, a maioria dos procedimentos foi feito em animais destas famílias de baixa renda. “Esse é o intuito, ajudar essas famílias que têm o seu animalzinho e, às vezes, têm a vontade de fazer a castração e, por questões financeiras, acabam não conseguindo.” De acordo com Samara, o foco da castração vai além do controle de natalidade. “O principal objetivo é garantir saúde e qualidade de vida para esse animal e também controle populacional. A gente sabe que tem muitos animais abandonados na nossa cidade, muitas cadelas acabam procriando cinco, seis, dez filhotes”.

Para participar, o tutor deve entrar em contato pelo WhatsApp ou Instagram da APAMS e apresentar documentos que comprovem baixa renda, como o Cadastro Único ou conta de energia no próprio nome com indicação de tarifa social. Os animais passam por uma triagem com exames de sangue para garantir segurança durante o procedimento.

“Por mais que a castração seja um procedimento mais simples, todo procedimento cirúrgico tem risco. A triagem é para garantir que o animal vai passar por um procedimento tranquilo e sem riscos”, explicou Samara.

Ela ressaltou que, para cães, é obrigatória a vacinação em dia, no entanto, caso o tutor não tenha condições, a própria APAMS oferece gratuitamente a vacina polivalente para que o animal possa ser operado. Segundo a supervisora, o pós-operatório é simples. “O animal passa de 12 a 15 dias fazendo curativo e a medicação é geralmente de três a quatro dias. A castração de macho é a mais tranquila, tanto de cão quanto de gato. Já a de fêmeas exige um cuidado a mais, mas é totalmente viável”, disse.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Dois estudantes de Mato Grosso são premiados por notas na redação do Enem

Os estudantes Seramar Alveni Daud, de Rondonópolis, e Carlos...

Colisão entre motos deixa três feridos em cruzamento de Nova Mutum

O acidente de trânsito envolvendo uma Honda Twister vermelha...
PUBLICIDADE