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Sinop: ANTT ainda não aprovou mudanças para trânsito no perímetro urbano da BR-163 em Sinop ser mais seguro

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Só Notícias/Herbert de Souza

A concessionária que administra a BR-163 concordou com as novas sugestões de modificações no perímetro urbano da rodovia federal. O “pacote” de intervenções proposto pelo município contempla três retornos (semelhantes ao que foi feito perto do estádio) e nove “agulhas” de entrada e saída, em um trecho de aproximadamente três quilômetros, que vai do viaduto central até as proximidades da sede da Associação dos Criadores de Gado do Norte de Mato Grosso (Acrinorte).

De acordo com o gerente da secretaria Municipal de Trânsito, Hermann Friederichs, a concessionária aceitou as sugestões e encaminhou o pedido para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). “Estamos aguardando somente a liberação. A concessionária concordou e encaminhou para a ANTT o nosso projeto. Estamos cobrando, a concessionária também está, mas ainda não tem previsão”, disse recentemente, ao Só Notícias.

Segundo Hermann, também não há previsão sobre os custos para fazer as modificações, que deverão ser executadas em parceria com a iniciativa privada. “A concessionária não vai conseguir fazer. Vai ter que ter uma parceria público-privada. Já tem uma participação dos empresários (de Sinop) neste projeto. A concessionária vai elaborar uma planilha de custos e mandar para a gente. Vamos fazer a nossa e comparar. A que estiver no menor valor será seguida”, afirmou o gerente.

No começo de outubro, em reunião no gabinete da prefeita Rosana Martinelli (PR), a concessionária concordou em fazer algumas modificações que não estavam previstas no contrato de concessão. A prefeitura, no entanto, apresentou, posteriormente, algumas alterações. “Eles passaram algumas alternativas para a gente, só que alteramos para ter mais acesso para a população conseguir transpor a pista”, explicou Hermann, na ocasião.

As modificações feitas pela concessionária, ano passado, resultaram em congestionamento no viaduto central. “Jogou todo o tráfego para dois pontos: viaduto e o retorno em frente à Acrinorte. Como no viaduto tem uma restrição maior, por causa da passagem de um veículo por vez, congestiona mais”. Por este motivo, explica Hermann, uma das novas propostas feita pela prefeitura inclui a retirada das muretas de passagem dos pedestres, embaixo do viaduto, e construção de uma passarela no local. “Para ter uma maior mobilidade, com duas faixas de circulação de veículos”, resumiu.

A prefeitura também cobra a construção de uma passarela no Alto da Glória e um ponto de fiscalização eletrônica com redutor de velocidade em frente ao colégio Uilibaldo Vieira, no Florais da Amazônia. O pacote ainda inclui a implantação de nove redutores de velocidade nas marginais João Pedro Moreira de Carvalho e Colonizador Enio Pepino.

Desde setembro passado a prefeita Rosana Martinelli tem feito reiteradas cobranças para concessionária implantar dispositivos de segurança viária na passagem urbana. O objetivo é assegurar maior fluidez ao tráfego em pontos que, hoje, apresentam congestionamento e acidentes. “O que não podemos deixar é essa BR da forma como está. Precisando dar segurança e vidas estão sendo ceifadas na BR-163 “, cobrou, anteriormente.

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