PUBLICIDADE

Sinop: agentes de Saúde protestam e querem redução da jornada de trabalho

PUBLICIDADE

Diversos agentes comunitários de Saúde e de combate às endemias fizeram uma manifesto, ontem à noite, na câmara, cobrando redução da jornada de trabalho. Atualmente, os servidores laboram 40 horas por semana, jornada que gostariam de ver reduzida para 30 horas semanais. “A gente veio pedir que o Legislativo faça uma ‘ponte’ com o Executivo para que consigamos a redução, sem ônus financeiro”, explicou, ao Só Notícias, o agente Rodrigo Antônio da Silva.

A principal justificativa dos trabalhadores para a redução da jornada é o tempo excessivo de exposição ao sol. “A própria Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda cuidados no tempo em que a pessoa fica exposta. A gente trabalha para educar a sociedade sobre estas precauções como forma de evitar doenças como, por exemplo, o câncer de pele. Porém, no final das contas, nós mesmos não seguimos estes cuidados. Nada mais justo pedir a redução desta carga horária até para evitar que os agentes sejam vítimas destas doenças”.

No ano passado, a prefeitura reduziu a jornada dos trabalhadores durante o período da seca. Rodrigo fez questão de ressaltar que todas as metas foram cumpridas. “No período da chuva, acabamos trabalhando com horário reduzida por causa das condições. Normalmente, passamos o restante da carga horária dentro das unidades nesta época. E, mesmo assim, conseguimos bater as metas. Então, a categoria garante o cumprimento. Além disso, não vai onerar a folha de pagamento. Acreditamos que o poder público vai se sensibilizar com a causa”.

Caso a reivindicação seja atendida, os trabalhadores devem deixar a prefeitura decidir quais os melhores horários para cumprimento da jornada. Uma das hipóteses seria das 7h às 10h e das 14h às 17h. Outra possibilidade seria uma jornada única, das 7h às 13h. A medida beneficiaria cerca de 265 agentes, dos quais, 55 trabalham diretamente no combate às endemias.

O presidente da câmara, vereador Mauro Garcia (PMDB), fez uma indicação ao prefeito Juarez Costa (PMDB) pedindo que atenda a reivindicação dos agentes. “O motivo principal desta mudança se deve ao fato de que o clima de nossa região é muito severo e estes profissionais trabalham sob a intempérie, seja sol ou chuva. Reduzir a jornada é proporcionar-lhes qualidade de vida e saúde, ou seja, proporcionar a eles o que eles proporcionam aos nossos cidadãos”, destacou na mensagem.

A indicação, além de muito elogiada pelos demais vereadores que demonstraram apoio à causa, foi aprovada e encaminhada para a prefeitura. O Executivo, até o momento, não divulgou uma nota oficial apontando se atenderá o pedido.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Morre em Sinop arquiteto irmão da primeira-dama de Lucas do Rio Verde

Morreu hoje em Sinop o arquiteto César Antônio Angeli,...

Justiça decreta prisão preventiva de acusada de assassinar ex em Lucas do Rio Verde

A Justiça decretou a prisão preventiva da principal suspeita...

Projeto inclui parque em Mato Grosso em programa de desestatização

Um projeto de decreto legislativo, do deputado Junio Amaral...
PUBLICIDADE