A Secretaria de Obras ainda não registrou problemas com atoleiros nas estradas vicinais neste período de chuva, no entanto, tem intensificado principalmente o cascalhamento para que problemas não aconteçam. O titular da pasta, Marcos Lopes, disse que uma equipe trabalha, esta semana, na estrada Nanci, do trecho partindo de um condomínio fechado a MT-220.
Segundo o secretário, desde de maio, por meio do programa Andar Bem, as estradas vem sendo recuperadas com objetivo de evitar problemas neste período. Entre as ações, cascalhamento, patrolamento e elevação de nível. “Começamos os trabalhos em maio e estamos terminando praticamente agora. Recuperamos estradas com a Angela, Adalgisa, Quarta Parte, Atlântica, Brígida, entre outras. Foram mais de 70 quilômetros”, explicou ao Só Notícias.
Em março, pelo menos sete estradas vicinais – Brígida, Atlântica, Judith, Silvana, Adalgisa, Ângela e Luciene, na 4ª parte, tiveram trechos interditados, por causa dos buracos e erosões em decorrências das chuvas.
No mês de agosto, foi encaminhada à Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) as informações relativas à malha viária, necessárias para definição do Índice de Participação das cidades no Fethab, o fundo de transporte e habitação. A partir do ano que vem, 50% dele vai ser destinado aos municípios. Com ratificação de 753.40 quilômetros de estradas sem pavimentação, municipais e estaduais na cidade, é aguardada a oficialização da partilha. A verba deve ajudar principalmente em momentos críticos, como os chuvosos.