segunda-feira, 7/julho/2025
PUBLICIDADE

Sinop: 8 agentes penitenciários trabalham no Ferrugem durante greve

PUBLICIDADE

A greve dos agentes penitenciários atinge 65 unidades prisionais em Mato Grosso. Em Sinop, são cerca de 700 pessoas no presídio Osvaldo Florentino Leite, o “Ferrugem”, sendo que a capacidade é de 350. De acordo com o representante do Conselho Deliberativo Estadual, no município, Divino Carlos Diolindo, os profissionais que trabalham armados foram mantidos 100% e 30% dos desarmados, o que representa oito servidores por plantão. “O trabalho dentro de uma penitenciária sempre é tenso e até o momento está como de costume”, disse, ao Só Notícias.

Os servidores não estão recebendo presos, compras, também não há visitas, banho de sol, atendimento aos advogados, escolta e assistências penais (educacionais, laborativas, religiosas). Os agentes realizam apenas os serviços de alvarás, entrega de alimentação, medicamentos, escoltas emergenciais, ronda e vigilância.

Os profissionais iniciaram a greve por tempo indeterminado, na sexta-feira, e decidiram descumprir uma liminar do desembargador Rondon Bassil Dower Filho, para manter 70% do efetivo. O presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen-MT), João Batista, disse, por meio de assessoria, que não devem cumprir a determinação também ao que se refere a garantia de atendimento aos advogados, sol e visitas. “Todos os servidores públicos tem direito a greve e nós sempre tomamos o maior cuidado de fazer nossas mobilizações dentro daquilo que é legal, dentro do nosso direito”.

Conforme Só Notícias já informou, a greve, por tempo indeterminado, teve início após os servidores rejeitarem a proposta do governo de 5% de reposição salarial para o ano que vem e 5% para 2015. Em Mato Grosso, são cerca 2,2 mil servidores divididos entre agentes penitenciários, assistentes e profissionais de saúde de nível superior, entre médicos, psicólogos, dentistas e outros.

Leia ainda
Greve dos agentes penitenciários de MT é declarada ilegal
MP deve indicar melhor forma para resolver greve dos agentes penitenciários

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...
PUBLICIDADE