A secretaria de Meio Ambiente em Sinop vistoriou, de janeiro a 5 de agosto, 741 terrenos baldios nos bairros Jardim Maringá I e II, Jardim Botânico, Paraíso I e II, Imperial, Violetas, Setor Comercial, Industrial Norte, Recanto dos Pássaros, Primaveras e Parques das Araras. Dos vistoriados, 496 foram notificados e autuados por estarem sujos, e receberão multa de 0,50 UR por metro quadrado e de 500 UR por hectare para terrenos em área de expansão. A Unidade de Referência (UR) esta fixada em R$ 1,62. Porém, a multa poderá ser reduzida em até 90% caso o infrator se comprometa a tomar as medidas necessárias.
Sinop tem 18 mil terrenos baldios, e 7.300 são na área urbana. De acordo com o secretario de Meio Ambiente, Rogério Rodrigues, multa é para que os proprietários se conscientizem com a limpeza. “O problema não é só as queimadas, mas também o período de chuvas que está se aproximando e os entulhos podem ser futuros criadouros do mosquito da dengue, além da proliferação de caramujos africanos, que causam doenças”, disse.
Rogério apontou, ao Só Notícias, que até o final de outubro vão ser vistoriados todos os terrenos. Se a prefeitura limpar o terreno, o dono deverá pagar cerca de 200 UR por caçamba de lixo retirada do local e há outras taxas. Quem for autuado pela falta de manutenção terá o prazo de 20 dias para fazer a limpeza.