A Secretaria municipal de Meio Mabiente informou que 40 pessoas se inscreveram para as 10 vagas de brigadistas. Todos os inscritos passaram pelo treinamento que inicia segunda-feira (17). Ainda não foi confirmado como será a seleção dos aprovados.
Os novos brigadistas vão reforçar as ações de combate a incêndio florestais no município, durante o período de seca. Eles serão divididos em escalas diárias para combater as queimadas em terrenos urbanos. A intensificação é em função do período proibitivo, de 15 de julho a 15 de setembro. Atualmente são apenas dois no cargo.
Conforme Só Notícias já informou, Mato Grosso é o estado que mais concentrou focos de queimadas entre 1º de janeiro e 26 de abril. Cerca de 1,5 mil situações já foram verificadas no Estado, o que significa que é responsável por 22% de todos os registros no país. Entre os locais que mais concentraram os focos de queimada durante o período analisado, estão os municípios de Nova Ubiratã, Nova Maringá, Nova Mutum, Feliz Natal e Querência. Eles concentram 25% do total de locais atingidos pelo fogo este ano, totalizando 375 registros. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), pelo sistema de Monitoramento de Focos.