Pelo menos 31,22% da coleta de dados com moradores, feitos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) foram feitas. O percentual corresponde a 74 setores. Para a pesquisa o município foi dividido em 237 setores, entre zona urbana e rural. De acordo com o coordenador do censo, William Foschiera, a coleta está em andamento em 87 setores, o que corresponde a 36,71% do total. Já em outros 76 (32,07%), localizados em pontos diferentes do município, as entrevistas, de casa em casa, ainda vão começar.
“Estamos muito adiantados. Acredito que em cinco ou seis semanas podemos concluir o censo”, explicou, ao Só Notícias. A previsão inclui as novas visitas nas casas aonde não foram encontrados moradores para confirmar se realmente a casa está vaga ou se há moradores que não foram encontrados para responder o questionário. As recusas, segundo William, são baixas e não completam 1%. O prazo final estipulado para a conclusão das pesquisas em todo o país é 31 de outubro.
Em Sinop, são 101 recenseadores equipados com computadores de mão (PDA), identificados com colete, crachá e com algum documento com foto, fazendo perguntas sobre habitação, características do imóvel, posse de bens permanentes (eletrodomésticos, veículos), moradores (educação, saúde, trabalho e renda), além de outras informações, como questões de casamento, e imigração (moradores do município em outros países, bem como estrangeiros no município).
O último levantamento feito no censo do IBGE aponta que Sinop estava com 118 mil habitantes.