O emprego no Brasil representa o sustento de mais de 76% das famílias país. O dado é da Organização Internacional do Trabalho e atesta a importância de políticas públicas que fomentam a criação e o fortalecimento dos postos de trabalho. Neste cenário, o Sine Estadual se desponta como importante órgão de governo, o qual foi responsável pela oferta de mais de 417 mil vagas de emprego no ano passado.
O órgão é vinculado à Secretaria de Estado de Trabalho (Setas) e teve mais de 900 mil trabalhadores inscritos na instituição somente no ano passado. Outro serviço bastante procurado no local foi a solicitação do Seguro-Desemprego, que alcançou a marca de 580 mil atendimentos nos últimos doze meses.
Em 2012, o Sine-Estadual assumiu também o papel de demandante dos cursos de qualificação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na modalidade Seguro-Desemprego. A procura pelos cursos foi tão intensa que Mato Grosso registrou mais de sete mil matriculados no programa. O Estado foi considerado pelo Ministério do Trabalho e Emprego como um dos mais atuantes do projeto em todo país.
O Sine-MT atua ainda de forma estratégica no Plano Mato Grosso Sem Miséria, pois o acesso à inclusão produtiva é de suma importância para elevação de renda das famílias que vivem na linha de extrema pobreza. O órgão auxilia assim tanto no encaminhamento ao mercado de trabalho, como também possibilita a obtenção da carteira de trabalho, documento fundamental para assegurar direitos trabalhistas ao trabalhador.