Responsável pela intermediação entre os profissionais mato-grossenses e o mercado de trabalho, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) tem sido destaque no atendimento à população. Somente nos primeiros sete meses de 2012, 12.140 pessoas conseguiram uma colocação profissional por meio da atuação do órgão, que é vinculado à Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas).
De janeiro a julho deste ano, foram contabilizadas mais de 69 mil inscrições feitas na unidade do Sine. Uma das inscritas é dona Maria da Glória Crevenski, de 65 anos. A aposentadoria por idade não foi empecilho para a continuação de sua trajetória profissional. Para a idosa, o que a motivou a procura por uma vaga de emprego foi a necessidade de buscar uma ocupação que tornasse seus dias mais completos. E foi no Sine que ela conseguiu a tão almejada oportunidade.
Entre os serviços oferecidos pelo órgão está a confecção de Carteira de Trabalho, solicitação de Seguro-Desemprego e a realização de oficinas de capacitação que orientam os participantes na busca por uma melhor colocação profissional. No local, também é possível dar entrada no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que também qualifica o trabalhador beneficiário com o Seguro-Desemprego.
O profissional que deseja ter acesso a esses serviços, deve sempre levar os documentos pessoais, como o RG e CPF. Para consultar vagas e se inscrever no sistema de empregos é necessário levar a Carteira de Trabalho.