PUBLICIDADE

Sine Mato Grosso aponta que aumentou vagas de trabalho captadas

PUBLICIDADE

Acompanhando a recuperação do mercado de trabalho no país, o Sistema Nacional de Emprego em Mato Grosso (Sine) também apresentou crescimento no número de vagas abertas e de trabalhadores empregados no mês de maio em relação a abril. Foram 4.026 vagas captadas pelo Sine e um total de 2.340 pessoas empregadas no mês de maio, no mês de abril esses números foram de 3.088 e 1.653, respectivamente.

Segundo a superintendente do Sine em Mato Grosso, em exercício, Kellen Cristine Carvalho, os números mostram a recuperação do mercado de trabalho no Estado e é reflexo do trabalho realizado pelo órgão nos meses de abril e março. “Neste período intensificamos as visitas às empresas para aumentar a captação de vagas. Além disso, o setor sucroalcooleiro contratou muitos trabalhadores no início do ano, época do plantio da cana-de-açúcar. A expectativa é que esse saldo positivo perdure”, afirmou Carvalho.

A taxa de aproveitamento das vagas abertas em relação ao número de trabalhadores colocados foi de 58%. Isso mostra que a política de qualificação profissional desenvolvida pelo Governo do Estado tem surtido efeito. “Estamos conseguindo preencher as vagas abertas pela economia com trabalhadores daqui. O Governo tem ofertado cursos de acordo com a demanda do mercado de trabalho, seguindo o que o empresário procura, por isso a taxa de aproveitamento superior a 50%”, destacou a superintendente em exercício do Sine-MT.

Com relação aos setores de atividade econômica que contribuíram para o incremento dos números do Sine no mês de maio, o destaque é para a indústria de transformação, que abriu 1.845 novos postos de trabalho e também foi a que mais contratou – 1.110 trabalhadores empregados. Em seguida aparece o setor de serviços, com 785 vagas abertas e 556 contratações. A construção civil está em terceiro lugar no ranking do Sine, com 599 vagas e 241 contratações.

De acordo com os dados do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged), divulgado nesta segunda-feira (22.06), a economia em Mato Grosso no mês de maio mostrou uma ligeira recuperação. O saldo de empregos formais em maio ficou em 773, superior ao mês de abril e março, onde o saldo foi negativo. O saldo é o número de trabalhadores admitidos menos os demitidos. O Caged registrou 27.118 admissões e 26.345 desligamentos, representando um incremento de 0,16% em relação aos números do mês anterior. Já os setores de atividades que aparecem com melhores índices no Caged são: construção civil (1.084 postos formais). Em seguida aparecem os setores de serviços, com 278 vagas, indústria extrativa mineral (154) e indústria de transformação (23).

Kellen explica que os números do Caged abrangem todos os postos de trabalho formais abertos em Mato Grosso e o Sine só monitora o que passa pelo órgão. “Nem todas as vagas que são abertas dentro da economia são intermediadas pelo Sine. Por isso a diferença entre o ranking do Sine e do Caged com relação aos setores de atividade econômica com melhores resultados”.

Outro dado positivo foi a redução no número de pedidos do Seguro Desemprego. No mês de maio foram 5.628 contra 7.171 em abril. “Depois do anúncio de Cuiabá como uma das sub-sedes da Copa de 2014 observamos uma melhora na economia. Já temos alguns hotéis contratando trabalhadores e o setor da construção civil também apresentou uma melhora. E estamos só no começo”, disse a superintendente do Sine em exercício.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Lucas do Rio Verde atinge 67,8 km de ciclovias e lidera em MT

Levantamento divulgado hoje pela prefeitura apontou que Lucas do...

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...
PUBLICIDADE