domingo, 26/maio/2024
PUBLICIDADE

Sindusmad mostrará na Norte Show importância do manejo e uso sustentável de material lenhoso

PUBLICIDADE
Só Notícias

O Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado terá estande na Norte Show, a maior feira do agro de Mato Grosso, que começa na próxima terça-feira (16) buscando divulgar e fortalecer o manejo florestal sustentável (extração de árvores próprias para industrialização) e o uso sustentável do material lenhoso na transformação em biomassa. O presidente Felipe Antoniolli destacou que o Sindusmad apresentará os trabalhos desenvolvidos pelo setor de base florestal para garantir a manutenção e conservação das florestas. “O intuito é mostrar aos produtores rurais, aos associados, aos visitantes da feira, todos os benefícios do plano de manejo florestal sustentável e fomentar o uso da biomassa na questão da supressão vegetal”.

Antoniolli explicou que quando um produtor rural realiza a supressão vegetal em sua propriedade, todo o material lenhoso gerado, era queimado ou incinerado. Entretanto, agora é utilizado para biomassa, alimentando usinas e armazéns de forma sustentável. “O estande do Sindusmad na Norte Show será uma oportunidade para os participantes da feira conhecerem as tecnologias, máquinas e equipamentos utilizados para a transformação de cavaco de madeira em biomassa, incluindo um picador florestal móvel. A participação do sindicato reforça a parceria com a Acrinorte e o Sindicato Rural de Sinop, mostrando o potencial de fortalecimento ambiental e econômico para os produtores rurais”, salientou.

O diretor do Sindusmad, Wesley Ollympio Correa Giacomeli, explicou que a biomassa de supressão é algo novo, e veio para revolucionar essas aberturas de áreas dos agricultores. “Hoje todo aquele material lenhoso, que era queimado e jogado na atmosfera, é transformado em poder econômico e social, além de gerar energia para as caldeiras das empresas. É benefício para o agricultor e sustentabilidade na área dele. Além disso, o manejo florestal é o que sempre sustentou o setor madeireiro. É o que consegue deixar as árvores de pés e faz a retenção de todo o carbono na natureza. É de grande valia que esse assunto seja apresentado na feira e mostre para os produtores rurais que pode fazer o Manejo Florestal Sustentável em suas reservas legais”, afirmou.

O presidente da Acrinorte, Moiséis Debastiani, – entidade que organiza da Norte Show juntamente com o Sindicato Rural- reforçou a importância de resgatar a parceria entre a Acrinorte e o Sindusmad, evidenciando o papel fundamental do setor madeireiro para desenvolvimento de Sinop e região. “O sindicato faz parte do crescimento e desenvolvimento de Sinop e esteve desde o início do parque também. É muito importante resgatar a parceria entre a Acrinorte e o Sindusmad. O setor de base florestal é muito forte na nossa cidade e na nossa região”, informou.

O estande do Sindusmad na Norte Show promete ser um espaço de apresentação de inovações e parcerias que contribuem para a conservação das florestas e o uso sustentável do material lenhoso, reforçando o compromisso do setor madeireiro com a sustentabilidade ambiental e econômica, informa a assessoria, e conta com o apoio do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE