quinta-feira, 2/maio/2024
PUBLICIDADE

Sindicato repudia atuação de Fórum em relação ao reajuste dos servidores estaduais

PUBLICIDADE

O Sindicato dos Servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Sinetran) manifestou repúdio contra a atuação do Fórum Sindical de Mato Grosso, que engloba 27 sindicatos dos servidores estaduais. De acordo com nota emitida hoje, a entidade considera uma grave violação dos direitos constitucionais e legais de todo o funcionalismo público mato-grossense a proposta do governo de parcelar o índice de 6,22% de recomposição salarial com base nas perdas inflacionárias.

“Não obstante o Fórum Sindical não haver se manifestado contrário à medida por ocasião de sua apresentação pelo governo, no dia 15, e em sua maioria ter mantido a postura na reunião seguinte, no dia 19, a atuação do Fórum desde então tem sido de total desrespeito com a categoria dos servidores do Detran, que tomou por deliberação em Assembleia, a reivindicação do pagamento integral dos 6,22% na data-base. Chegando ao cúmulo do Fórum Sindical solicitar ao governo do Estado, e ser prontamente atendido na solicitação, que os representantes do Sinetran-MT fossem barrados de participar da reunião de hoje, às 10h, com a Secretaria de Estado de Gestão, a qual já estava pré-agendada com todos os sindicatos do funcionalismo estadual desde a reunião anterior. Ressaltamos que o Sinetran-MT esteve presente e atuante em todas as reuniões anteriores”, destaca o documento.

Ainda de acordo com o sindicato, o Fórum Sindical tentou excluir a diretoria sindical legitima e legalmente eleita pelos servidores do Detran de uma discussão que diz respeito à todas as categorias. “A tentativa de forçar a participação do Sinetran de um Fórum que não atua com as mesmas práticas sindicais para ter direito a tratar de uma pauta que diz respeito à categoria, representa, no mínimo, uma afronta à autonomia e à liberdade sindical”.

“Cabe salientar que o Sinetran não compõe o Fórum Sindical, por deliberação de assembleia geral da categoria, desde 2013, devido a práticas semelhantes já adotadas em outra pauta. Reafirmamos aqui o compromisso do Sinetran com o sindicalismo de base, independente frente ao governo e autônomo em relação aos partidos políticos”.

Conforme Só Notícias já informou, o governo do Estado anunciou, esta manhã, em reunião com Fórum Sindical, que concederá recomposição de 6,22% para todos os servidores, ainda este ano. No salário deste mês, vão ser 3,11% do reajuste geral anual (RGA) e o governo propôs pagar a outra metade em novembro. Além disso, firmou compromisso de pagar em janeiro do próximo ano o valor retroativo dos meses de maio a outubro, em uma única parcela.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bolão de Mato Grosso fatura mais de R$ 45 mil na Mega-Sena

O bolão de Cáceres foi premiado, ontem à noite, no...

Inscrições de seletivo com 69 vagas terminam amanhã em Mato Grosso; salários até R$ 6 mil

As inscrições do processo seletivo da prefeitura de Paranatinga,...
PUBLICIDADE