O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários e do Ramo Financeiro de Mato Grosso (SEEB) se reúne nessa quarta-feira com o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado. O encontro tem como objetivo discutir quais medidas estão sendo adotadas para inibir os assaltos a agências bancários. A reunião foi uma solicitação do sindicato ocorrida na semana passada.
Somente nesse ano, duas agências do interior de Mato Grosso foram alvo de bandidos. Os bancários têm trabalhado em um clima de insegurança e estresse. Em 2009 ocorreram 16 assaltos desse tipo, sendo que, segundo levantamento do sindicato, em seis houve reféns. "Mesmo que o roubo não se concretize, apenas a ameaça já faz com que o funcionário se sinta inseguro. Hoje, os bancários mato-grossenses estão em situação de total vulnerabilidade e iremos cobrar da Sejusp ações para reverter essa situação", explica o presidente do SEEB-MT, Arilson da Silva.
A reunião ocorre às 14 horas na sede da Sejusp. Na ocasião, os dirigentes sindicais entregarão ao secretário um documento solicitando os dados mensais de ataques a bancos do Estado e a formação de um grupo de trabalho sobre segurança bancária. Outras sugestões também deverão ser discutidas. "Esperamos que desse encontro saia algo efetivo. Queremos saber o que está sendo feito, como está sendo feito e quais são os reais empecilhos para que seja inibida a ação dos bandidos. Começamos o ano com um assalto por semana, do jeito que está não dá mais", argumenta Silva.