O Sindicato dos Profissionais de Educação Física e Esporte de Mato Grosso (Sinpefe-MT) “determinou” o fechamento de academias nesta quinta-feira. De acordo com a entidade, o motivo para os empreendimentos não abrirem as portas se dá justamente ao dia 1º de setembro, data que celebra-se o Dia do Profissional de Educação Física.
No comunicado publicado pelo presidente do Sinpefe-MT, Celso Alves Riberio, é citado que os empreendimentos que descumprirem as normas podem sofrer “medidas cabíveis pelo sindicato”.
“Desta forma, o Sinpefe pelo presente vem ressalvar e cientificar que está expressamente vetado o funcionamento de todos as academias da área de educação física, esportes e demais áreas econômicas no Estado de Mato Grosso no dia 1º de setembro, sob penas de serem tomadas as medidas cabíveis pelos respectivos sindicatos representativos”, cita o documento.
Por meio de nota, o Conselho Regional de Educação Física (CREF) reagiu à publicação afirmando que não possui qualquer ligação com o sindicato e não participou de nenhuma discussão sobre o fechamento de academias.
“O CREF, por meio de sua diretoria, informa que não possui ligação com qualquer entidade sindical e que não participou de qualquer acordo ou convenção coletiva que tenha estabelecido cláusula vedando o funcionamento das academias em Mato Grosso em dias de feriados nacionais, religiosos, especialmente no dia 1º de setembro (Dia do Profissional de Educação Física)”, citou.
Ao final, o Conselho ainda pontuou que que a data visa orientar, disciplinar e fiscalizar, legal, técnica e eticamente, quanto ao exercício da profissão.