Dados do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT) apontam que cinco ataques a bancos foram registrados esse ano, porém, todos sem êxito para os bandidos, pois foram apenas tentativas de furto. Em 2013, os números foram 36 entre assaltos e tentativas nas agências do Estado.
O último caso ocorreu segunda-feira (17), durante a madrugada, em Santo Antônio do Leverger (a 35 km de Cuiabá), e segundo o sindicato, os bandidos só não conseguiram levar o dinheiro porque o alarme diparou. Eles agiram com guarda-chuva para evitar a identificação e o disparo dos dispositivos de segurança.
De acordo com a assessoria, para entrar no banco, os bandidos, que não foram identificados, quebraram a parede dos fundos e entraram com dois guarda-chuvas. Eles chegaram de arrombar uma das portas que dão acesso ao cofre.
Diretores do sindicato disseram que a atuação do poder público ajudou na redução dos ataques, mas acreditam que os números poderiam ser ainda menores se os bancos, que também têm responsabilidade, investissem mais em equipamentos de segurança para inibir atuação de criminosos.